sábado, 20 de dezembro de 2014
O que significa ser uma filosofia da práxis?
O marxismo é tratado pelo apelido de ''filosofia da práxis''. Que significa isto? Para responder tal pergunta, é necessário entender o próprio conceito de práxis.
Nas Teses Ad Feuerbach, Marx critica materialistas e idealistas. O materialismo, diz ele, vê os homens como determinados pelas circunstâncias (econômicas, sociais, naturais) enquanto o idealismo vê os homens como determinados pelas idéias (pensamentos, vontades, desejos, em suma, o ímpeto ativo do ser humano). Os materialistas afirmam que os homens mudam porque novas circunstâncias fazem-nos mudar, enquanto que os idealistas afirmam que os homens mudam porque a educação de novas idéias e novos desejos fazem-nos mudar.
A crítica de Marx é que o materialismo "esquece que as circunstâncias são transformadas precisamente pelos seres humanos", enquanto o idealismo "esquece que o educador tem ele próprio de ser educado". Então, necessariamente, para mudar os homens, o idealista educador quer introduzir suas idéias de cima, assim como o materialista quer alterar as circunstâncias de cima. Desse modo, tanto o materialismo quanto o idealismo reproduzem a estrutura da sociedade de classes (a exploração do homem pelo homem). Neste ponto, Marx introduz o seu conceito de práxis revolucionária: "a coincidência da transformação das circunstâncias com a atividade humana".
A práxis revolucionária é a atividade de transformação das circunstâncias, as quais nos determinam a formar idéias, desejos, vontades, teorias, que, por sua vez, simultaneamente, nos determinam a formar novas circunstâncias e assim por diante. Pode-se dizer que o conceito de práxis revolucionária é uma relação entre teoria e prática coerente com a ideia de Marx de uma sociedade sem exploração, uma livre associação de produtores.
Esta perspectiva fundamentou a forma como o pensamento marxista viria a ser produzido: não como análise 'pura', com o mero objetivo de compreensão da realidade, mas na intenção clara de transformar a mesma. O Capital, por exemplo, reconhecido como um monumental estudo do modo de produção capitalista - o melhor nesse campo até hoje -, buscava compreender como o capitalismo produzira tão terríveis circunstâncias no mundo moderno, e através disso descobrir os caminhos que levariam à queda do mesmo e à sua substituição pelo socialismo. O conceito de mais-valia, por exemplo, desnuda as relações capital/trabalho e demonstra como ocorre a exploração do trabalhador.
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